Notícias

ADUNEB orienta sobre o corte de salários a afastados para mestrado ou doutorado



 Nota publicada pela Associação dos Docentes da Uesc, em 20.11, afirma que uma professora teve a autorização de afastamento, a doutorado no exterior, condicionada a não gerar custos ao estado. Segundo o documento da Casa Civil, de 30 de outubro, a autorização pleiteada “...Só poderá ser concedida sem quaisquer ônus para o Tesouro Estadual, inclusive sem a manutenção do salário”. A justificativa do governo foi o contingenciamento orçamentário do Estado.

A coordenação da ADUNEB analisa com preocupação o fato e orienta a categoria que, caso docentes da Uneb também tenham o afastamento para qualificação condicionado ao corte do salário, entre em contato com a ADUNEB pelo e-mail aduneb@aduneb.com.br ou 71 3257-9333.

O sindicato ressalta que a liberação de docentes para a melhoria da qualificação (mestrado /doutorado) é considerada “Efetivo exercício do magistério”, garantido pelo Estatuto do Magistério Superior, Capítulos IX (Art. 33) e XII. Para a liberação da/o professor/a basta a substituição do mesmo, garantindo a continuidade de suas atividades acadêmicas, por meio de contratação de substituto ou redistribuição da carga horária em remanejamento interno. 

A ADUNEB acompanha a questão para, caso necessário, defender a categoria.
 
Veja abaixo a nota completa.