Notícias

NOTA DE SOLIDARIEDADE À COMUNIDADE DO CAMPUS DE SERRINHA



 Em tempos de ameaças à liberdade de expressão, ao Estado democrático de direito e de distorções da realidade, a coordenação da ADUNEB vem a público manifestar solidariedade à comunidade acadêmica do Campus da Uneb de Serrinha. 

Nesta quinta-feira (25), estudantes, docentes e servidoras/es técnicas/os foram surpreendidos com notas divulgadas em rádios do município e em redes sociais, que desqualificavam a Uneb enquanto espaço acadêmico de formação do saber, utilizando e manipulando imagens de estudantes e informações sobre eventos para insinuar que a universidade é um espaço de desrespeito à moral e aos bons costumes.
 
 Ao procurar, no Ministério Público, orientação no sentido da defesa dos direitos das pessoas que foram expostas e sofreram danos morais, o Gestor da unidade acadêmica foi surpreendido com a notificação de suposto crime eleitoral e improbidade administrativa que lhe foram atribuídos. 
 
Com muita indignação constata-se, no episódio, o ataque à Constituição Federal que afirma como um dos objetivos da educação o preparo de estudantes para o exercício da cidadania, o que é viabilizado pela liberdade de aprender, de ensinar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. Tal objetivo constitucional requer a liberdade de expressão do docente no exercício da sua atividade profissional.
 
A partir do exposto, a ADUNEB analisa com preocupação a conjuntura de fragilidade democrática e avanço da extrema direita que ataca a Uneb, universidade reconhecida nacionalmente pelo seu caráter popular e inclusivo, um espaço de socialização do saber, de informação e formação, que fomenta pesquisas, conhecimento crítico e espírito reflexivo a cerca de 30 mil estudantes em todo o estado da Bahia.
 
Ao conservadorismo, aos retrocessos sociais e políticos, à apologia ao ódio e à violência não nos curvaremos. Assim, a ADUNEB conclama todas as forças progressistas a resistirem à onda conservadora, colocando-se em defesa da democracia.

Coordenação ADUNEB