Notícias

ADUNEB participa do lançamento do Comitê Antifascista em Defesa da UNEB



 Para somar forças contra os retrocessos e o autoritarismo em curso no país a ADUNEB participou, nesta terça-feira (16), do lançamento do Comitê Antifascista em Defesa da UNEB. A coordenadora geral do sindicato, Ronalda Barreto, participou da mesa de abertura, que aconteceu no teatro do campus de Salvador. Também compuseram a mesa representações do Movimento Estudantil, da UNEB e de partidos políticos: Amélia Maraux, Geovane Rocha, Zilmar Alverita, Francisco Cancela, Marco Aurélio, Cintia Lima, e Gustavo Mascarenhas. 

A participação e apoio da ADUNEB ao Comitê foi deliberada em assembleia geral docente, realizada na segunda-feira (15). O objetivo foi respaldar a atuação do sindicato para que, somado a outras forças progressistas, de maneira coordenada, possam reagir à onda conservadora e fascista que ameaça o país.
 
Segundo a coordenação da ADUNEB, a Universidade do Estado da Bahia enquanto fomentadora do pensamento crítico e científico, apresenta-se neste momento como um importante espaço de resistência contra os retrocessos democráticos e o avanço da extrema direita. Tanto na assembleia da ADUNEB quanto no lançamento do comitê, várias falas ressaltaram a importância da unidade neste momento do país, assim como enfatizaram a necessidade da criação de mais comitês antifascismo em todos os campi da universidade.
 
Comunidade acadêmica unida contra o fascismo