Assembleia docente discute conjuntura e ações de combate ao fascismo
Com o auditório lotado a categoria docente da Uneb, em assembleia nesta segunda-feira (15), no campus de Salvador, aprovou por unanimidade que a ADUNEB apoiará as atividades da Frente Antifascista em Defesa da Democracia. A ação tem como principal objetivo reagir, de maneira coordenada e em unidade, contra a onda conservadora e fascista que ameaça o país.
A Frente recém-criada é formada principalmente por professoras/es da Uneb, mas também com a participação dos demais segmentos da universidade, além de representantes de comunidades vizinhas e de movimentos sociais. Para o planejamento e a articulação das ações foi criada uma comissão.
Durante a assembleia as/os docentes demonstraram preocupação com o avanço do conservadorismo, o risco à democracia e suas consequências, a exemplo da perseguição às minorias e o aprofundamento dos ataques aos direitos trabalhistas e sociais. Para barrar esse cenário, inúmeras falas defenderam a ampla aliança de todas as organizações de esquerda. Lutar contra o fascismo é lutar pela humanidade.
Outras pautas
Devido à falta de tempo para discussão, os pontos de pauta Passagens Docentes e Estatuinte foram remetidos à próxima assembleia, que ocorrerá logo após a eleição presidencial. Também devido à eleição e à emergencial luta contra o fascismo, a assembleia aprovou o adiamento, por um mês, do edital de eleições para as/os representantes das subseções departamentais, que passa a ter como novo prazo a data 26 de novembro.
Opressões
Nesta quarta-feira (17) acontece o Dia Nacional de Luta Contra o Assédio Moral e Sexual. Pela importância do tema, a ADUNEB faz articulações para que os campi do interior tenham atividades que abordem a questão. Já no Campus de Salvador, a discussão sobre o assunto acontecerá na próxima segunda-feira (22), às 14h, por meio de uma mesa redonda, transmitida por videoconferência a todos os campi da Uneb. Em breve a atividade será amplamente divulgada.
Luta contra o fascismo
Além da participação e apoio da ADUNEB à Frente Antifascista, veja alguns dos encaminhamentos da assembleia em defesa da democracia:
- Realizar mesas redondas nos campi da capital e do interior sobre o fascismo, com ampla participação da comunidade acadêmica;
- Tentar construir a mobilização de organizações políticas e movimentos sociais por um ato ecumênico e uma mesa redonda inter-religiosa, a ser realizada na sexta-feira (26) anterior ao dia da eleição;
- Produzir material de divulgação da ADUNEB contra o fascismo;
- Criar vídeos curtos para as redes sociais, feitos pelas/os docentes, com alerta sobre a democracia em risco.