Notícias

Docentes das universidades estaduais da Bahia protocolam na Alba emenda à LOA



 A ADUNEB e as demais associações docentes das universidades estaduais da Bahia, nesta quarta-feira (10), protocolaram na Assembleia Legislativa do estado uma proposta de emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA). O documento prevê o aumento do repasse orçamentário, às estaduais da Bahia, para 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI). Atualmente o valor destinado é cerca de 5%. A coordenadora da pasta de Finanças da ADUNEB, Maria Almeida, representou o sindicato na atividade.

O referido documento foi entregue nos gabinetes das lideranças da maioria e da minoria. Em reunião com o líder do governo na Assembleia, José Neto, puderam explicar ao deputado a crise orçamentária imposta às universidades e, principalmente, os recursos financeiros contingenciados pelo estado.
 
De acordo com o documento entregue aos deputados, as estaduais da Bahia deixaram de receber, no ano de 2018, cerca de R$ 42 milhões. A tendência de redução é evidente, em termos reais, também nos anos de 2014 a 2016, período em que as perdas no orçamento de investimento, manutenção e custeio ultrapassam R$ 272 milhões.