Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO



 A Universidade do Estado da Bahia e sua comunidade vêm sofrendo diversos ataques nos últimos tempos, seja do Governo do Estado com os contingenciamentos, seja da comunidade externa de tendência reacionária com ataques à proposta de Universidade popular e inclusiva. Infelizmente, também membros da comunidade acadêmica tem se voltado contra seus pares. 

A nota de repúdio publicada pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB), órgão representativo da categoria e ao qual sou filiado desde 2004, em 05 de setembro de 2018, é inverídica e distorce o que ocorreu no Departamento de Ciências Humanas de Jacobina no qual exerço a função de diretor. É lamentável que colegas se escondam atrás do Sindicato para formular denunciação caluniosa contra colegas. Mais lamentável ainda é que uma assembleia da ADUNEB aprove uma nota de repúdio direcionada a um diretor que é, antes de tudo, docente, sem o direito ao contraditório e sem proceder à oitiva da outra parte envolvida. É, no mínimo, uma atitude de desresponsabilização ética para com o outro. 

Vamos aos fatos. No dia 04 de julho foi convocada Plenária Departamental no DCH IV para discutir o contingenciamento. Nesta, os presentes acordaram por suspender os projetos de pesquisa e extensão em andamento que necessitassem de verbas do Departamento (conforme nota divulgada) visto não haver condições de executá-los com comprometimento de 40% do total do orçamento até então repassado pelo Governo do Estado. 

No dia 10 de agosto enviamos e-mail aos Colegiados solicitando desses, a pedido dos Diretórios e Centros Acadêmicos do Campus de Jacobina, que nos informassem as faltas dos professores e suas indicações de reposições. A medida visou evitar deslocamentos desnecessários, que geram custos aos discentes, visto que a maioria é oriunda de povoados e municípios da região.
 
 Desta forma, tal solicitação não incluiu os dias destinados à paralisação de 06 a 11 de agosto, visto que nessa semana fizemos atividades de integração (programação enviada para ADUNEB), inclusive com autorização da ADUNEB, e não tínhamos previsão de aulas na graduação ou pós-graduação nesse período. Assim, não podemos nos calar diante de uma nota infundada, sem contexto com a realidade do DCH IV. Esperamos que o sindicato, antes de aprovar uma ação dessas, proceda ao que até o próprio Governo do Estado garante em letra de lei aos seus servidores, isonomia, e ouça as partes envolvidas – ou há iguais mais iguais do que outros na categoria e no sindicato? 


Jacobina, 10 de Setembro de 2018

João Silva Rocha Filho
Diretor do Departamento de Ciências Humanas
Campus IV/Jacobina
Mat.74.414.777-8
Port.1646/2018
Anexos:
Nota de Esclarecimento