Nota de Solidariedade ao Reitor da UFRJ
A Coordenação Executiva da ADUNEB vem a público manifestar solidariedade ao Reitor Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que após o lamentável incêndio do Museu Nacional tem sofrido intensos ataques de setores conservadores da sociedade.
A ADUNEB ressalta que a tragédia do Museu Nacional, responsável por destruir centenas de pesquisas científicas e registros históricos de milhares de anos, é o resultado do descaso do Governo Federal, presidido pelo golpista Michel Temer. Segundo o Reitor da UFRJ, os insuficientes repasses de recursos públicos não permitiram a manutenção adequada daquele que estava entre os principais museus da América Latina. A crise foi potencializada após a aprovação da Emenda Constitucional 95, que limita por 20 anos os investimentos sociais em todo o país.
Em tempos de golpe midiático as distorções das informações são práticas de setores da sociedade alinhados ao sistema neoliberal, que criminalizam Leher e os demais gestores das universidades públicas brasileiras.
Salvador, 10 de setembro de 2018
Coordenação Executiva ADUNEB