ADUNEB abre inscrições para curso de Formação Política e Sindical do ANDES-SN, que ocorrerá na UFBA
Organizado pelo ANDES-SN, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, Salvador receberá o Curso Nacional de Formação Política e Sindical. O tema central é “Universidade, trabalho e movimento docente”. Devido à importância do evento, a ADUNEB custeará a participação de seis docentes filiadas/os ao sindicato, com diárias e transporte terrestre, caso haja a necessidade para professores dos campi da Uneb do interior. Os interessados deverão solicitar inscrição, entre os dias 17 e 23 de agosto, pelo e-mail: aduneb@aduneb.com.br. Para a classificação será considerada a ordem de chegada dos e-mails.
A primeira edição do Curso foi realizada em 2016 e tem como principal objetivo a formação política dos sindicalizados. O espaço de formação é organizado pelo Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) em parceria com a Regional Nordeste III do ANDES-SN. A iniciativa atende à resolução do 37° Congresso e 63º Conad da entidade, ambos realizados este ano.
“No curso priorizaremos o resgate da história do ANDES-SN, por conta do processo de renovação da categoria. Ao mesmo tempo, traremos elementos para discutir os desafios contemporâneos que temos diante das mudanças no mundo do trabalho que impactam a organização dos trabalhadores”, disse Eblin Farage, secretária-geral do ANDES-SN e uma das coordenadoras do GTPFS.
Na ocasião, serão discutidos o processo de reorganização da classe trabalhadora e os desafios do sindicalismo diante das transformações no mundo do trabalho. Além disso, a história do movimento docente e a construção do ANDES-SN também serão temas de debates. Diferente dos anos anteriores, o Curso ocorrerá em uma única etapa.
“Essa casualidade é em decorrência da agenda do sindicato, que no primeiro semestre esteve envolvido com outras lutas, além de ter sido um ano eleitoral, com troca de diretoria. A ideia é que para 2019, o curso volte a ter o formato inicial de quatro etapas”, explicou Eblin, que reforçou o chamado para as seções sindicais indicarem os participantes.
Confira a programação
1º Dia (14)
9h – Mesa de abertura
9:30 – Conferência de Abertura: “O ANDES-SN no processo de reorganização da classe trabalhadora” - Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN.
11h às 20h – “Desafios do sindicalismo diante das transformações no mundo do trabalho” - Graça Druck, docente de UFBA.
2º Dia (15)
9h – Abertura
9h20 às 19h – “Movimento docente: da ANDES para o ANDES-SN” - Marina Barbosa, docente da UFJF.
3º Dia (16)
9h – Abertura
9h20 às 17h – “Organização do (a)s trabalhadore (a)s, sindicatos e luta de classes” - Sâmbara Paula, docente da Uece.
Fonte: ANDES-SN