ADUNEB E ANDES-SN marcam presença no Dia do Basta!
Nesta sexta-feira (10), penúltimo dia da paralisação de uma semana dos docentes da Uneb (leia mais), em todo o estado da Bahia, professoras e professores da universidade, juntos a centenas de trabalhadores de diferentes categorias, fizeram forte manifestação em Salvador. A mobilização, conhecida como Dia do Basta!, foi construída nacionalmente por todas as centrais sindicais e ocorreu em várias capitais, grandes cidades e também pelo interior do país.
Atendendo ao chamado dos sindicatos, professores, bancários, servidores públicos, metalúrgicos, rodoviários, entre outros, ocuparam as ruas para dizer basta à política de retrocessos do governo Temer. Em Salvador, a manifestação também contou com a adesão dos professores da rede municipal, em greve há 30 dias, e que sofrem a violência e a truculência do prefeito ACM Neto.
ADUNEB presente
Com faixas, cartazes, camisas, carro de som e muita disposição, os manifestantes estavam em defesa dos empregos e direitos; pela revogação das reformas Trabalhista, da Previdência e da Lei das Terceirizações. Os protestos ainda marcaram posição contra a prisão arbitrária do ex-presidente Lula, à política de reajustes da Petrobras; privatizações da Eletrobrás, da Petrobras e outras estatais. Também foram criticados os pacotes de ajuste fiscal dos governos; à criminalização das lutas; o genocídio nas periferias; e foi exigida a suspensão do pagamento da Dívida Pública.
Sandra Siqueira discursa - Diretora da Regional Nordeste III do ANDES-SN
Após concentração na praça Cayru, em frente ao Mercado Modelo, na Cidade Baixa, os centenas de manifestantes saíram em passeata pela Rui Miguel Calmon, sentido Calçada. Depois de paradas em pontos estratégicos para discursos e protestos, o ato foi encerrado em frente ao Banco do Brasil, local em que foram realizadas mais falas de representações de organizações sindicais, políticas e movimentos sociais.
Ato encerrado em frente ao Banco do Brasil