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ADUNEB e reitoria discutem como reverter o corte no ponto de professores, imposto por Rui Costa



 Indignados com mais uma arbitrariedade do governador Rui Costa, representantes da coordenação da ADUNEB, estiveram reunidos com o reitor José Bites para discutir o corte de seis dias no pagamento dos docentes da Uneb. A ação promovida pela Secretaria de Administração (Saeb), feita indistintamente, prejudica toda a categoria docente da universidade. O objetivo foi punir os professores pela paralisação de 06 a 11 de agosto que, entre outros pontos, protestaram contra a ameaça de corte das passagens docentes (leia mais).  

Durante a reunião com o Movimento Docente, o reitor Bites informou que participou de rápida reunião na segunda-feira (20), com o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone. De acordo com o gestor da Uneb, apesar do corte já efetuado, a Saeb afirmou estar aberta à negociação. O reitor declarou que irá propor ao governo uma folha de pagamento complementar, visto que em momentos de paralisação, posteriormente, todas as atividades acadêmicas sempre são repostas pelos docentes, sem prejuízos à universidade.

Além da ação proposta pela reitoria, a ADUNEB estuda maneiras de pressionar, por meio de uma ação jurídica, o governo a pagar os dias de salários cortados da categoria. Para debater a questão a coordenação do sindicato fará uma assembleia geral extraordinária, nesta quinta-feira (23), às 14h, na sede da ADUNEB.

A coordenação do sindicato ressalta que o corte na folha de pagamento, mais uma vez, demonstra a maneira arbitrária e a ingerência do governo Rui Costa na Uneb. É mais uma tentativa de criminalizar o Movimento Docente e tentar amedrontar a direção do sindicato, que luta pelos direitos das professoras e dos professores da universidade. A injusta represaria do governo atinge, inclusive, docentes dos campi da Uneb que ainda estavam em recesso, sem terem retornado às aulas.

Ainda esta semana uma nova reunião deverá acontecer entre o reitor Bites e a Saeb para melhor discutir a questão.