Notícias

Governo estadual acena com a possibilidade de pagar direitos trabalhistas



 Em conversa com o superintendente de recursos humanos da Saeb, Adriano Tambone, o diretor da ADUNEB, Milton Pinheiro, em 30.05, recebeu a informação que o governo estadual teria a intenção de iniciar diálogo sobre o pagamento dos direitos trabalhistas travados, desde o final de 2015.

De acordo com Tambone, o diálogo teria se tornado possível graças ao favorável balanço orçamentário do Estado da Bahia, que saiu do limite prudencial, recomendado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.  
 
A diretoria da ADUNEB ressalta que a informação do superintendente da Saeb veio após o Fórum das ADs intensificar, nas últimas semanas, as mobilizações que denunciam o descaso do governo Rui Costa com os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) (leia mais). Os processos travados pela Saeb, desde o final de 2015 até o mês de maio de 2017, de promoções, progressões e alterações de regime de trabalha, chegam a 1042. Desses, 489 são apenas de docentes da Uneb.
 
O sindicato alerta que, apesar da declaração de Tambone, na prática, nada de efetivo ocorreu até o momento. É necessário que a categoria continue mobilizada. Os protestos continuam a ser intensificados. A garantia dos direitos trabalhistas é um dos itens da pauta de reivindicações 2017 que, entre outros pontos, inclui também a recomposição salarial de 30,5%; repasse orçamentário de 7% da Receita Líquida de Impostos às Ueba; e 1% à permanência estudantil.