Notícias

Paralisação das Ueba marcou o início do processo de radicalização da categoria docente



Os professores da Uneb e das demais Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) realizaram paralisação, de 24 horas, das atividades acadêmicas nesta terça-feira (30). Neste dia de protesto, os docentes fecharam os portões dos campi e denunciaram à sociedade a situação precária em que se encontram as Ueba. Entre os objetivos estava a tentativa de sensibilizar o governo Rui Costa sobre os problemas que impactam a educação pública superior e a comunidade acadêmica, além de buscar o avanço nas negociações da pauta de reivindicações dos professores. Protocolada junto ao governo, em dezembro do ano passado, até o momento, o governo não demonstra disposição em negociar (leia mais).

Protesto contra o governo que mais ataca as universidades estaduais da Bahia

No Campus I da Uneb, além dos portões fechados, os docentes fizeram panfletagem na entrada da universidade e ofereceram um café da manhã à comunidade acadêmica, que compareceu para oferecer apoio. Reconhecendo a gravidade dos problemas enfrentados por professores, técnicos e estudantes, a imprensa ajudou a denunciar a questão e deu boa visibilidade à manifestação. 
 
Professores durante panfletagem em frente à Uneb
 
Nesta mesma semana, além da paralisação e da ação junto à imprensa, a ofensiva do Fórum das ADs na cobrança de responsabilidade do governo Rui Costa, também contou com mensagens em várias rádios e dezenas de outdoors de denúncia, em rodovias e municípios por todo o Estado. O aumento da radicalização por parte do Movimento Docente foi deliberação das assembleias docentes das quatro estaduais da Bahia (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb), em virtude da falta de compromisso do governo estadual. 
 
Av. Bonocô, em Salvador. Um dos outdoors do Fórum das ADs
 
A diretoria da ADUNEB adverte, caso o governo continue a demonstrar intransigência, a greve por tempo indeterminado poderá ser o caminho a seguir. O Fórum das ADs, de maneira responsável, está aberto à negociação.
 
Diretor da ADUNEB faz denúncia à imprensa 
Abraço na Uneb
 
Durante a paralisação desta terça-feira (30), os docentes também receberam ampla solidariedade dos servidores técnicos. Como atividade de mobilização, os representantes das duas categorias, em unidade, realizaram um abraço simbólico à universidade para mostrar a disposição de atuar conjuntamente, nas pautas que as unificam.