Notícias

Comissão finaliza proposta de Diretrizes Metodológicas para o Orçamento Participativo da Uneb



 A proposta de Diretrizes Metodológicas para o Orçamento Participativo da Uneb foi finalizada, pela comissão responsável, na reunião da terça-feira (23), ocorrida por videoconferência. 

Durante a atividade da terça-feira, a comissão fez melhorias ao documento inicial que havia sido sugerido pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). As sugestões foram oriundas do acúmulo de discussões sobre o tema, feitas pelos três segmentos da comunidade acadêmica. Pela ADUNEB participa da comissão o docente Abraão Felix. Para o conhecimento e contribuições da categoria docente, o documento proposto pela Proplan, foi disponibilizado na página inicial do site da ADUNEB. Além da representação do sindicato dos professores, a comissão é composta por João Rocha Filho, Márcia Guena dos Santos, Marco Antônio Silvany e Marta Miranda Silva.
 
Agora a presidente da comissão, professora Márcia Santos, do DCH de Juazeiro, fará a sistematização e encaminhará aos outros membros da comissão para aprovação final. Na próxima segunda-feira (29), o documento será remetido ao Conselho Universitário.
 
Conquista do Movimento Docente 
 
A diretoria da ADUNEB considera que as discussões e posterior implantação do Orçamento Participativo são conquistas do Movimento Docente, frutos da pressão da vitoriosa greve de 2015. Até aquela oportunidade, apesar de constar no plano de gestão da reitoria, não havia nenhum empenho dos gestores pela concretização do projeto. Foi a luta do Movimento Docente, tanto durante a greve quanto depois, incentivando a discussão por meio de reuniões e videoconferências, que garantiu o avanço do Orçamento Participativo na Uneb.