Notícias

Avançam as discussões sobre a Estatuinte na Uneb



 Para dar continuidade as discussões sobre a construção do processo Estatuinte na Uneb, na sexta-feira (17), no Campus I, uma reunião contou com representações da ADUNEB, dos servidores técnicos, do Movimento Estudantil e do Fórum de Diretores da Administração Central. 

Neste início de processo, os debates da comissão estão centrados em qual modelo de Estatuinte será adotado pela comunidade acadêmica da universidade, que é formada por três segmentos: docentes, discentes e técnico-administrativos. Após as discussões desse dia 17, foi tirado como encaminhamento que, na próxima reunião, em 14.03, serão debatidas as propostas de cada um dos segmentos, que terão como base um documento geral proposto pela administração central. 
 
Sobre o modelo de Estatuinte que será defendido pelo Movimento Docente, a ADUNEB convocará uma assembleia geral para discutir o assunto. Para essa atividade serão convidadas as representações dos técnicos e estudantis para que também apresentem suas sugestões. A partir desse contexto ampliado, que também levará em consideração a proposta inicial da administração central, a assembleia geral deliberará sobre a proposta do Movimento Docente. 
 
Conquista
 
A instalação da Estatuinte na Uneb foi um dos principais pontos da pauta interna da greve 2015 do Movimento Docente. Reivindicada tanto pela ADUNEB quanto por boa parcela do Movimento Estudantil, a pressão pela Estatuinte foi uma das bandeiras centrais de luta, que motivou a comunidade acadêmica a ocupar o prédio da Reitoria em 10 de junho (leia aqui). 
 
A Campanha Estatuinte da Uneb, feita pela ADUNEB que, entre outras ações, contou com palestras, reuniões ampliadas, faixas, panfletos, jornais, adesivos e camisas, foi lançada em 07 de outubro de 2015 (leia mais). Mesmo antes dessa data a discussão já era feita pelo sindicato que, desde o início da atual gestão da reitoria, sobretudo, por meio do projeto ADUNEB na Estrada, já defendia a necessidade de um novo Estatuto à Uneb.