Notícias

Em unidade Fórum das 12 define pauta conjunta de reivindicações



 Em reunião realizada em Vitória da Conquista, em 12.09, o Fórum das 12, espaço que reúne representantes dos movimentos docente, estudantil e dos servidores técnicos, de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc aprovou uma pauta conjunta de reivindicações. O avanço na construção da unidade de luta é considerado, pela diretoria da ADUNEB, uma importante ação em defesa dos interesses da comunidade acadêmica das Universidades Estaduais Baianas (Ueba).

De acordo com as análises dos representantes das categorias presentes na reunião, diante da atual conjuntura de ofensiva conservadora e retirada de direitos trabalhistas e sociais, a união de todos os segmentos da comunidade acadêmica, em pautas que os unificam, é fundamental. Já as lutas específicas de cada categoria continuarão a ser negociadas pelas mesmas com o governo.

Em defesa das Ueba, da classe trabalhadora e pela qualidade da educação pública e gratuita, a pauta unificada contêm as seguintes bandeiras de luta: 1) Combate ao PLP 257/16, a PEC 241/16 e as reformas da previdência e trabalhista; 2) 7% do orçamento da Receita Líquida de Impostos (RLI) às Ueba, para a garantia de direitos trabalhistas, melhores condições de trabalho e estudo; 3) 1% da RLI para permanência estudantil; 4) Garantia do reajuste linear; 5) Realização de concursos públicos para docentes e técnico-administrativos; e 6) Combate à privatização e terceirização nas Universidades Estaduais da Bahia.

A intenção é que a partir de agora o Fórum das 12 faça reuniões regulares para o planejamento em unidade de ação. A próxima reunião está agendada para acontecer na Uesc, em Ilhéus, em 13 de outubro.

 * Com informações Adusb