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Projeto “Escola sem Partido” é debatido pela ADUNEB no dia Nacional de Lutas



 O dia 16 de agosto foi marcado por muita mobilização em todo país. Nesse dia, além de ter participado do ato de rua (leia mais) em Salvador, a ADUNEB promoveu um importante debate na universidade sobre o projeto “Escola sem Partido”. A atividade aconteceu no campus de Caetité e reuniu, por videoconferência, vários campi da Uneb com a presença de estudantes, professores e coletivos estudantis.

O debate foi mediado pelo diretor da ADUNEB, Milton Pinheiro. O professor explanou sobre as inconsistências e contradições do Projeto de Lei 867/15 à luz de uma rica discussão sobre a presença do conservadorismo e a ofensiva reacionária presente na atual conjuntura brasileira e mundial. Pinheiro refletiu sobre a crise do capitalismo e as reações ideológicas da ordem do fascismo que, ao fomentarem a cultura do atraso, alimentam ideologias como a xenofobia, machismo, racismo e LGBTfobia.
 
 Para o palestrante, “O cenário político está marcado por uma forte disputa ideológica. O projeto Escola sem Partido é uma das expressões disso. É uma tentativa de institucionalizar, de forma velada, o pensamento fascista na educação. Esse projeto não só cerceia a autonomia pedagógica, como também fere a Constituição de 88 e tenta retirar as críticas sociais aos fatos do mundo”, afirmou Milton Pinheiro.
 
 Os presentes na atividade interagiram com muitas perguntas e considerações sobre o assunto. Entrou na discussão o verdadeiro teor da proposta, que na verdade trata-se do projeto do Partido Único, os partidos da direita e da burguesia. A questão tem ainda um contorno prático: por um lado fortalece na sociedade o pensamento neoliberal e, por outro, tenta dar condições para aplicar o projeto da precarização da educação pública, gratuita e de qualidade. 
 
Foi debatido também o papel da ciência. Tendo como base o pensamento de Karl Marx, os presentes à videoconferência refletiram sobre a importância de um estudo científico que se debruce sobre o desvendamento do mundo. Para Marx, “Se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária”. Segundo a diretoria da ADUNEB, a atividade foi de fundamental importância para debater o risco real do Escola sem Partido ser aprovado. É necessário que outros debates se construam no sentido de fortalecer a luta contra essa e outras medidas reacionárias e em defesa de uma educação pública, plural e de qualidade.