Notícias

ADUNEB encaminha denúncias de assédio moral ao Ministério Público



 Na última quinta-feira (14) a ADUNEB foi recebida pelo promotor do Ministério Público da Bahia (MP), Valmiro Santos Macedo. Cansados de solicitar uma ação da administração central da universidade, os diretores do sindicato levaram ao conhecimento do MP processos e relatórios de casos de assédio ocorridos na universidade contra docentes. As constantes tentativas do sindicato de dar resolução dos casos, por dentro da instituição, não foram o suficiente para resolver essas questões. 

Para a diretoria da ADUNEB, foi muito positivo o fato do MP ter aceitado as denúncias. A situação evidencia que a Uneb e sua gestão não possuem condições de resolver os problemas de assédio moral na universidade. Além disso, a iniciativa politiza a pasta do jurídico, concretizando o seu papel para a luta por uma universidade autônoma e independente, além de fortalecer a defesa da categoria no complexo cenário da multicampia. 
 
Assédio moral é também caso de improbidade administrativa
 
O promotor Valmiro Macedo recebeu os processos e já acenou com a disposição para tratar dos assuntos e buscar alternativas para os problemas de assédio. De acordo com a diretoria da ADUNEB, existem situações que já se arrastam há cerca de três anos pelas instâncias da Uneb, com conhecimento da própria administração central e das instâncias responsáveis. 
 
A promotoria do Ministério Público apontou que é necessário resolver e combater os casos de assédio. Isso não só pela forma como ele fere e prejudica o exercício de função do trabalhador, mas também porque se trata de uma situação de improbidade administrativa. A universidade também perde pelo afastamento dos professores assediados, pois os mesmos estão sem condições de assumir suas funções, o que impossibilita o funcionamento pleno da universidade. O MP seguirá a análise dos casos e informará a ADUNEB sobre os próximos passos e encaminhamentos.
 
Saiba mais sobre Assédio Moral aqui, com o Especial ADUNEB sobre o assunto.