Notícias

Fórum das ADs discute estratégias de luta em defesa da categoria docente



Reunião acontece nesta sexta-feira (03) 

Nesta sexta-feira, dia 3 de junho, acontece nas dependências da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), durante todo o dia, uma reunião ordinária do Fórum das Associações Docentes (ADs), que reúne Aduneb. Adufs, Adusb e Adusc. Entre os muitos pontos previstos na pauta, estão as estratégias de luta para barrar o Projeto de Lei (PL) 257/16; para também pressionar o governo a abrir a pauta de negociação 2016; e a campanha de mídia que dará visibilidade às reivindicações da categoria docente, colocando o governo Rui Costa sob pressão. 

Para a diretoria da ADUNEB, os dois pontos centrais do debate são a luta unificada dos servidores públicos estaduais pelo pagamento do reajuste linear e as discussões sobre o PL 257/16, que prevê, entre outros ataques, a imposição de arrocho salarial, com possibilidades de demissões e o impedimento de avanço na carreira (leia mais). 
 
A possibilidade real tanto da aprovação do PL, quanto do não pagamento do reajuste linear, tem unificado diversos setores do funcionalismo público da Bahia. É nesse cenário que se aprofunda a discussão de uma Greve Geral para barrar essas propostas governistas. Cresce o debate sobre a radicalização entre os diversos sindicatos e organizações políticas, a exemplo do próprio Fórum das ADs e da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab). Ainda sobre a construção da Greve Geral, está previsto para o dia 7 de junho uma plenária unitária, do conjunto dos trabalhadores do funcionalismo público. A atividade acontecerá em Salvador, às 14h, na sede da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb), localizada na Rua Carlos Gomes, 95, no Largo Dois de Julho – Centro.