Notícias

Fórum das ADs solicita audiência com o novo secretário de Educação da Bahia



 O Fórum das ADs, que congrega as Associações Docentes das Universidades Estaduais Baianas (Aduneb, Adufs, Adusb e Adusc) protocolou junto à Secretaria da Educação, em 31.05, uma solicitação de audiência, em caráter de urgência, com o recém-nomeado secretário de Educação, Walter Pinheiro. 

O documento que propõe a reunião ratifica as reivindicações do Movimento Docente (MD), ao mesmo tempo, reforça ao novo secretário que a pauta já havia sido protocolada em 18 de dezembro do ano passado (veja aqui o documento). Além disso, o ofício também apontou a realidade de problemas como os cortes orçamentários das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), os recentes retrocessos nos direitos trabalhistas e o desrespeito ao qual o responsável pela Coordenação de Desenvolvimento da Educação Superior (Codes), Paulo Pontes, manifestava ao dialogar com a comunidade acadêmica.
 
Na paralisação das Ueba, em 7 de abril, um dos marcos foi justamente a falta de trato e o despreparo de Paulo Pontes frente ao MD. Dentre as muitas declarações desqualificadas, Pontes chegou a afirmar que só estava ali porque era obrigado a cumprir ordens de seus superiores (leia mais).
 
Diante da postura desrespeitosa do coordenador da Codes, o Fórum das ADs enviou um ofício dirigido ao Governo do Estado solicitando diálogo direto com o titular da pasta da Secretaria de Educação para que fosse possível avançar nas interlocuções com o movimento docente. “O Fórum das ADs compreende que o diálogo entre os representantes do Governo e do Movimento Docente é um ponto de partida fundamental para o início da negociação”, afirma o documento.
 
Segundo a diretoria da ADUNEB, diante dos inúmeros problemas da atual conjuntura, a insensibilidade e a falta de diálogo do governo Rui Costa, a perspectiva é que as mobilizações se intensifiquem e a pressão para a abertura da mesa de negociação também.