Notícias

Seabra e Xique-Xique discutiram pauta interna no ADUNEB na Estrada

As reuniões da comitiva de professores do ADUNEB na Estrada, realizadas na semana passada, com as comunidades acadêmicas dos campi de Seabra (22) e Xique-Xique (23), foram consideradas de muito proveito. Essa é a análise da diretoria da Associação dos Docentes da Uneb, que no contato direto com a categoria, com servidores técnicos e estudantes, teve a oportunidade de debater a pauta interna da universidade.

Tanto no Campus XXIII, quanto no XXIV, os presentes na atividade tiveram a possibilidade de se apropriarem das bandeiras de luta do Movimento Docente. Um dos principais temas debatidos foi a necessidade da construção do Processo Estatuinte, momento no qual será elaborado um novo Estatuto à Uneb. Por onde passa a ADUNEB divulga e esclarece os princípios defendidos pelo sindicato, principalmente, a paridade nas discussões, com igualdades de condições aos três únicos segmentos da Uneb: docentes, discentes e técnicos. Tal princípio tem sido amplamente apoiado pela comunidade acadêmica. 
 
Além da Estatuinte, outro tema debatido com preocupação nos dois campi foi o aumento dos casos de assédio. Na Uneb é necessária a criação de um mecanismo eficaz para inibir o problema. Devido ao crescimento dos assédios, as comunidades acadêmicas de Seabra e Xique-Xique solicitaram à ADUNEB uma nova visita, que tratará da questão tendo em vista as várias instâncias da universidade. Para essa ocasião também foi acordado o aprofundamento das discussões relacionadas à opressão de gênero.
 
Durante as reuniões, inúmeras demandas apresentadas evidenciaram a sucateamento da Uneb e a precarização do trabalho. No caso de Xique-Xique, por exemplo, relatos informaram que os cursos de Engenharia Ambiental e de Pesca, entre outros problemas, até os laboratórios têm o funcionamento comprometido por falta de reagentes, que deveriam ser utilizados em pesquisas com microscópios. A dificuldade é tanta que alguns docentes estão desistindo de suas pesquisas e migrando para outros temas que exigem menor estrutura.
 
Nesta quarta-feira (30) o ADUNEB na Estrada esteve em Paulo Afonso. A matéria sobre a atividade do Campus VIII será publicada no próximo Boletim Eletrônico.
 
                                                                                                                                                   Foto: divulgação
Debate no Campus XXIV