Notícias

Fórum das ADs e governo debatem insalubridade e direitos trabalhistas

 Na manhã de quarta-feira (16) os professores do Fórum das ADs, em reunião com representantes das secretarias da Educação e Administração discutiram, entre outras pautas, direitos trabalhistas e o corte dos adicionais de insalubridade.

No início da atividade, o Fórum das ADs fez um inciso repúdio à agressão sofrida por docentes e, sobretudo, os estudantes das Universidades Estaduais da Bahia, nas manifestações acontecidas na Assembleia Legislativa, em 09.12 (leia mais). As críticas do Movimento Docente foram estendidas à Secretaria da Educação, que após a violência da Polícia Militar e dos seguranças, não manifestaram nenhuma posição sobre o assunto.
 
Insalubridade
 
Os professores também foram duros nas críticas sobre os cortes dos adicionais de insalubridade (leia mais). Após a cobrança de providências, o superintendente de recursos humanos da Saeb, Adriano Tambone, informou que ainda nesta semana, o governo publicará nota que orientará os processos para a reimplantação, com retroatividade, à data em que foi realizado o corte. Ainda segundo Tambone, a Saeb também disponibilizará uma linha telefônica para a orientação e esclarecimento de dúvidas.
 
A diretoria da ADUNEB informa que na reunião desta quarta-feira, que aconteceu entre o Fórum dos Reitores e o governador Rui Costa, para tratar sobre o pacote de maldades do governo contra os servidores públicos, o MD solicitou que a questão da insalubridade também fosse incluída na pauta. O Fórum das ADs cobrará responsabilidade e respostas dos reitores.   

Promoções e progressões
 
Os docentes ainda cobraram do governo as promoções e progressões residuais pós-acordo de greve. A informação da Saeb é que as citadas implantações provavelmente acontecerão após a reunião entre governo e reitores, que acontecerá em janeiro de 2016.