Notícias

Professores da Lapa e DCH do Campus I debatem Estatuinte. Docentes do Campus XVII também discutiram

 Os debates sobre o processo Estatuinte, realizados pela ADUNEB nos campi, continuam a ocorrer. Na semana passada, terça-feira (08), a reunião dos representantes do sindicato foi com os docentes do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I. No dia seguinte, quarta-feira (09), a atividade aconteceu em Bom Jesus da Lapa. 

No Campus I a reunião foi iniciada com os informes sobre a vitoriosa greve deste ano, e o avanço na concretização dos acordos firmados com o governo, a exemplo do GT que discute a revogação da Lei 7176/97 e o Projeto de Lei de Alteração do Quadro de Vagas. Depois foram discutidas questões relacionadas ao processo Estatuinte. Os representantes da ADUNEB tiveram a oportunidade de explicar os princípios defendidos pelo Movimento Docente (leia aqui). Na análise dos professores, o debate sobre a Estatuinte vai requerer muita organização e grande poder de mobilização da categoria, atuando, sobretudo, em unidade com os demais segmentos da universidade.
 
Em Bom Jesus da Lapa, além da Estatuinte, os docentes debateram os problemas da pauta interna do Campus XVII. O principal item foi sobre o terreno doado pela prefeitura para a construção de uma nova sede, mas, por questões burocráticas, vem sendo requisitado de volta pelo município. Diante do problema, a comunidade acadêmica de Bom Jesus da Lapa tem exigido um posicionamento público do reitor, José Bites. Professores, estudantes e técnicos querem definições sobre o problema do terreno e também quanto aos recursos financeiros para a construção do novo prédio.
 
Os docentes do Campus XVII explicaram que, embora a sede atual seja própria, a infraestrutura do local não suporta mais a demanda ocasionada pelo crescimento da universidade, a exemplo do maior número de estudantes, pesquisas e demais atividades acadêmicas.