Notícias

Manifestação pública da ANPUH – BA

 Sobre a greve nas Universidades Estaduais Baianas


A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA – SEÇÃO BAHIA (ANPUH-BA) – vem manifestar total apoio à greve dos docentes nas Universidades Estaduais da Bahia (UNEB, UEFS, UESB e UESC), como também declarar ampla solidariedade com os trabalhadores da educação, que, em diferentes níveis de ensino, espalhados pelo território nacional, reivindicam de modo legítimo uma educação pública de qualidade.

As Universidades Estaduais da Bahia (UEBA’s) constituem-se em espaços estratégicos de formação e exercício profissional dos historiadores do Estado, mas também um patrimônio dos baianos, daí a legitimidade e importância da pauta docente ora apresentada.

Infelizmente, a realidade orçamentária das UEBA é grave, resultado da política do Governo do Estado, que acentua a precarização da educação superior da Bahia e atinge diretamente o funcionamento das Universidades. Por isso, em defesa da educação pública, gratuita, democrática, de qualidade e socialmente referenciada, apoiamos a greve dos professores das IES baianas.

Por fim, cobramos do Governo do Estado uma resposta concreta aos problemas orçamentários e de valorização da carreira docente, no magistério público superior na Bahia e transmitimos nossos votos para o sucesso das negociações vindouras. Nós, da ANPUH-BA, defendemos a educação pública do Estado e os interesses dos historiadores que atuam nas Universidades do Estado da Bahia.

ILHÉUS/BA, 18 DE MAIO DE 2015
ANPUH – SEÇÃO BA