Notícias

Caso Firmino Alves - ADUNEB apoia estudantes do campus XVIII que combatem Lesbofobia de vereador

 A ADUNEB vem a público manifestar apoio aos estudantes do campus de Eunápolis que participam do grupo que tem organizado as manifestações contra a lesbofobia praticada pelo presidente da câmara dos vereadores do município de Firmino Alves, Edmilson Freitas. No último dia 07.10, o citado político agrediu brutalmente uma menor de idade que é namorada de sua filha.

O desdobramento do caso tem recebido repercussão nacional. Várias entidades já manifestaram carta de repúdio ao ato do agressor, entre elas a OAB e o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro. Segundo testemunhas, a adolescente, que foi agredida inclusive com um facão, teve um dedo quebrado, vários hematomas e pequenos cortes pelo corpo. 
 
Na segunda-feira (13) um Ato Público realizado em frente à câmara municipal reuniu centenas de pessoas e oito dos nove vereadores da cidade. A reivindicação foi pela cassação do político agressor. No depoimento prestado à polícia, Freitas apenas foi ouvido e liberado, pois afirmou que pensou se tratar de um ladrão.
 
A diretoria da ADUNEB estuda a melhor maneira de auxiliar as reivindicações dos estudantes e dos movimentos sociais na punição ao agressor e na defesa da adolescente vitimada. Para além do apoio, o sindicato manifesta ainda veemente repúdio ao ato covarde e machista do vereador Edmilson Freitas, assim como o clima de impunidade instaurado até agora pelas autoridades locais. O caso exige punição de acordo com os rigores da lei. Somente assim a de se romper com a hegemonia machista que tenta dominar a comunidade local.