Notícias

Diretoria da ADUNEB cobra do Consu pautas internas da categoria

 Nesta segunda-feira, 04.08, o diretor da ADUNEB, Milton Pinheiro, fez discurso em reunião do Conselho Universitário (Consu) da Uneb, realizado no Campus I, Salvador. O objetivo foi aproveitar a posse dos novos conselheiros e cobrar dos gestores parte das pautas internas do Movimento Docente (MD).

Entre as bandeiras de luta do sindicato, um dos pontos novamente cobrado pelo representante da ADUNEB foi a necessidade da criação da Estatuinte na Universidade do Estado da Bahia. Segundo os professores, a Estatuinte é um momento privilegiado para que todos os segmentos da universidade – professores, técnicos, estudantes e gestores – possam discutir questões sobre ensino, pesquisa, extensão, permanência estudantil, qualidade do ensino e, sobretudo, reordenar democraticamente as normas e os princípios básicos da Uneb. Com o processo da Estatuinte, por exemplo, um dos objetivos dos professores, visando a qualidade do ensino, é o fortalecimento das Plenárias Departamentais, esfera pública em que a decisão é tomada pela maioria. Diferente do regimento atual, em que as deliberações acontecem no âmbito do Conselho Departamental.
 
Outra preocupação mencionada pela ADUNEB foi quanto aos cursos pagos de pós-graduação e a mercantilização da educação dentro da Uneb (leia mais). Problemas como assédio moral e a necessidade da criação da Comissão da Verdade na universidade, para debater questões relativas ao período de ditadura militar também foram ressaltadas. 
 
Após ouvir a ADUNEB, o presidente do CONSU e reitor da Uneb, José Bites, informou que encaminhará as demandas para que sejam tratadas em reuniões específicas junto às entidades competentes.
 
Consu - Diretor da ADUNEB defende Estatuinte e outras pautas internas do MD