Notícias

Professores do campus IV cobram melhorias de empresa de ônibus

 Nesta segunda-feira, 21.07, professores da Uneb do campus de Jacobina estiveram reunidos com gestores da empresa de transporte intermunicipal São Luiz. O encontro foi provocado pelos professores, que estão insatisfeitos com a precariedade dos serviços prestados pela companhia de transporte e reivindicam melhorias urgentes.

Ônibus antigos e em mau estado de conservação, ar condicionado quebrado, atrasos constantes, sanitários com vazamentos que escorrem para o corredor do veículo, pneus carecas, desrespeito dos motoristas, cintos de segurança quebrados, insetos e sujeira no interior do ônibus. Segundo os professores do campus IV, esses são alguns dos problemas que eles são obrigados a conviver diariamente. Durante a reunião a comissão de docentes entregou um CD com fotos que denunciam o descaso. Mostrou ainda um dossiê com inúmeras matérias publicadas sobre acidentes com os carros da São Luiz. Entre elas, ônibus que pega fogo durante viagem (leia mais), acidente por falta de freio (leia mais) e veículos infestados de insetos (leia mais). 
 
A denúncia feita pelos docentes mostra que a empresa é a única que faz a linha de Jacobina a Salvador. O Departamento de campus IV investe aproximadamente 40% de seu orçamento anual com a compra de 500 passagens mensais aos professores. Segundo a comissão docente que esteve na reunião, em dezembro de 2011, os professores já haviam feito reunião parecida com a empresa. Na ocasião, a companhia prometeu resposta às demandas e nada foi feito.
 
Após as veementes críticas e reivindicações de melhorias feitas a São Luiz, um dos gerentes de operações da empresa, Antônio Rocha, informou que em um prazo máximo de três meses serão realizadas todas as adequações, com melhorias em manutenção, organização e segurança. Até o próximo dia 30 também será agendada uma reunião entre os professores e a presidência da empresa.
 
A comissão dos docentes de Jacobina e a ADUNEB ressaltam que estão alertas e não permitirão mais o desrespeito da empresa São Luiz. Caso as reivindicações não sejam atendidas nos prazos estipulados, outras instâncias serão acionadas na luta pelo direito e segurança dos professores.
 
Docentes de Jacobina e ADUNEB - reunião por direitos do trabalhador docente