Notícias

Reitor misterioso interrompe ampliação do quadro de vagas docente

 A ADUNEB e as demais Associações Docentes que compõem o Fórum das ADs fizeram reunião com a Coordenação para o Desenvolvimento do Ensino Superior (CODES). Realizada em 03.02, entre os assuntos da pauta estavam o aumento no repasse orçamentário às Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), a desvinculação das vagas por classe e ampliação do quadro docente e a formação do GT Carreira.

O coordenador da CODES, Nildon Pitombo, informou que, devido a uma reunião entre o governo e o Fórum dos Reitores, agendada para 06.02, em que serão abordadas questões relativas ao orçamento e ampliação do quadro de vagas, a CODES não teria nenhum pronunciamento sobre esses dois assuntos no momento.
 
Flexibilização das vagas
 
Sobre a desvinculação do quadro de vagas, uma reivindicação histórica do MD, Nildon Pitombo, afirmou que o Projeto de Lei (PL) que propõe a flexibilização está pronto e teria sido encaminhado aos líderes partidários para a discussão na Assembleia Legislativa. Porém, para a surpresa de todo o Movimento Docente, o processo foi interrompido, pois um dos reitores das Ueba solicitou discutir o assunto com o MD. Evasivo, Pitombo se negou a dizer de qual dos quatro reitores teria partido essa desvairada ação.
 
A atitude causou indignação aos professores do Fórum das ADs. É do conhecimento de toda a comunidade acadêmica que há anos os docentes reivindicam a desvinculação do quadro de vagas. O MD enviará ofício ao Fórum dos Reitores solicitando explicações. Os professores querem saber qual dos reitores dificultou o processo e por quê? Quais as reais intenções do reitor misterioso? 
 
A flexibilização é uma promessa feita pelo governo desde julho do ano passado (leia mais). Com essa desvinculação das vagas, cada Ueba ficará responsável pelo melhor encaminhamento das mesmas, para cada uma das classes, de acordo com as demandas e especificidades de cada universidade.
 
Demora inaceitável
 
Segundo os professores do Movimento Docente (MD), é inaceitável tanta demora na ampliação do quadro de vagas das Ueba. A atitude do governo demonstra falta de interesse e vontade política. Desde o mês de maio do ano passado as universidades já enviaram documentos que comprovam as realidades, problemas e especificidades de cada uma das quatro Ueba. O MD não aceita o descaso do governador Jaques Wagner e exige uma resposta de quando e como será realizada a ampliação do quadro.
 
GT Carreira
 
Foi decidido que o Fórum das ADs irá elaborar uma minuta do regimento interno do GT. A proposta das Associações Docentes é que o Grupo de Trabalho seja tripartite, composto por um representantes das ADs, do Fórum dos Reitores e do governo. A CODES complementou a proposta sugerindo que o GT tenha sete membros, sendo quatro professores (um por AD), um representante do Fórum dos Reitores, e dois do governo, sendo possivelmente das secretarias da Educação e da Administração. 
 
Fórum das ADs quer saber qual reitor dificulta a ampliação das vagas