Notícias

Abertura do CONAD destaca desafios à categoria docente

As inúmeras mudanças que vem afetando o ensino público e as universidades e que poderão mudar o caráter da educação brasileira serão o foco dos debates da 54ª edição do CONAD – Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). O encontro teve início nesta quinta-feira (16 de julho), no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba.

Na plenária de abertura, o presidente do Andes-SN, Ciro Correia, destacou a importância das discussões que ocorrerão durante o CONAD. De acordo com Ciro, a categoria docente terá tarefas fundamentais a desenvolver durante o evento, refletindo e buscando planos de ação para combater o processo de mercantilização da educação pública brasileira.
Durante o encontro, serão debatidos temas como o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº. 92/07, de autoria do Poder Executivo. O projeto busca modificar o regime jurídico de hospitais, universidades e de instituições públicas que atuam nas áreas como cultura, ciência e tecnologia, transformando-as em instituições de direito privado. Caso a proposta seja aprovada, estes serviços terão que disputar com empresas privadas a captação de recursos para sua sustentação financeira, desonerando o Estado.

Além da questão salarial dos professores, também estarão no foco da discussão assuntos como a expansão do acesso ao ensino superior público, acelerada com ações como a implementação do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O governo federal busca ainda transformar o regime de dedicação exclusiva da carreira dos docentes das universidades públicas em gratificação temporária. Com isso, alteraria o regime de trabalho desse setor, assegurado na lei do Regime Jurídico Único (RJU), afetando as atividades da universidade pública e a produção científica do País.

O encontro reúne anualmente professores e representantes da categoria docente de todo o país. Pela primeira vez, o CONAD será realizado pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (SINDUTF-PR). Na abertura, o presidente da SINDUTF-PR, Edson Fagundes, saudou os presentes e destacou que, em 2009, a seção sindical completa 18  anos de fundação. Além disso, neste ano também é comemorado o centenário da educação tecnológica no Brasil.


Matérias relacionadas:
Assembléia da ADUNEB indica delegado para o 54 CONAD
54 CONAD: Unir os trabalhadores para enfrentar a crise