Notícias

CSP-CONLUTAS realiza Semana Nacional de Luta Contra Opressões

 
Nesta semana, de 20 a 25 de novembro, a CSP-Conlutas, central sindical e popular, irá realizar a “Semana Nacional de Luta Contra as opressões”  com atividades por todo o país.  Na Bahia, a central realizará um debate no dia 23 de novembro, às 18H, no auditório da FACED. O diretor de Gênero, Etnia e Diversidade da ADUNEB e pesquisador sobre as comunidades quilombolas, Edson Carvalho, será um dos palestrantes. A atividade contará com a participação ainda de Hamilton Assis (intersindical) e Jean Montezuma (ANEL)

O mês de novembro é marcado por importantes datas na luta contra o machismo e o racismo. O dia 20 de novembro é reconhecido como o Dia Nacional da Consciência Negra! A data remonta a morte de Zumbi dos Palmares, líder da luta pelo fim da escravidão e exploração. 25 de novembro, por sua vez, é, desde 1981, o “Dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher”, em referência ao assassinato de três irmãs pela ditadura de Rafael Trujillo, na República Dominicana, em 1960.

Outra data a ser resgatada é o dia 22 de novembro, quando completa, neste ano, 100 anos da Revolta da Chibata. Essa luta foi uma das mais importantes no período da re¬pública brasileira. Marinheiros liderados por João Cândido rebela¬ram-se contra os açoites e má ali¬mentação e levaram o governo a atender as reivindicações do movimento.

Veja aqui o boletim especial da CSP Conlutas sobre a Semana Nacional de luta Contra as opressões!
Anexos:
Boletim Especial combate às opressões