BOLETIM ADUNEB (05 a 11 de abril)

Governo não avança em mesa nos pontos acordados com a categoria docente no final de 2024

 Após 5 meses sem reunião, ocorreu nessa quinta-feira (03.04) a retomada da mesa de negociação do Fórum das Associações Docentes com representantes do governo. Apesar de, no final do ano de 2024, o governo ter se comprometido com pontos da pauta de reivindicações da categoria, o encontro aconteceu sem propostas concretas sobre os itens acordados. A implantação das promoções docentes foi um dos principais pontos pendentes do último ano, quando o governo assumiu em mesa o compromisso de apresentar um Projeto de Lei sobre o tema ainda no primeiro semestre de 2025. Atualmente, 455 docentes nas quatro Universidades Estaduais da Bahia encontram-se na fila de promoções com esse direito retido.

Leia aqui  

 Reunião do dia 03.04.25 - Foto: Ascom Fórum das ADs

ADUNEB participa da instalação do GT de Transporte junto ao Governo do Estado

 Imprescindível para a garantia da multicampia da UNEB, a pauta da itinerância docente avança com a instalação, nesta quinta-feira (11), do GT de Transporte junto ao Governo do Estado. Participaram do encontro virtual Clóvis Piáu, Coordenador Geral da ADUNEB, assim como coordenadores das demais associações docentes das universidades estaduais da Bahia, da Secretaria de Educação, da SAEB e das reitorias das UEBAs.

 Leia aqui 

 Chapa homologada conforme a Resolução 12/2024

A Comissão Eleitoral Central, no exercício da coordenação da eleição para a Coordenação Executiva Colegiada e Conselho Fiscal da ADUNEB/SSIND, a ser realizado no período de 06 a 08 de maio do corrente ano, tendo em vista o que rege o Estatuto da ADUNEB/SSIND que regula a referida eleição, vem por meio deste comunicado divulgar as chapas homologadas em conformidade com a Resolução 12/2024.

Leia aqui 

 Eleições para diretoria do ANDES-SN acontecem de 7 a 8 de maio

A eleição da diretoria do ANDES-SN (biênio 2025/2027) ocorrerá nos dias 7 e 8 de maio, por voto direto, em todo o país. Poderão votar docentes sindicalizadas(os) no ANDES ou em suas seções sindicais até o dia 7 de fevereiro de 2025 e em dia como suas contribuições até 6 de abril.

Leia aqui 

 ALERTA DE GOLPE – Criminosos se passam por advogados da ADUNEB

A ADUNEB vem a público para, mais uma vez, alertar professoras e professores da UNEB sobre golpes que criminosos tentam aplicar em docentes filiadas/os à seção sindical. Seja por ligação telefônica ou por um perfil falso de WhatsApp, marginais realizam contatos com professoras/es informando se tratar de questões ligadas a processos em curso junto à assessoria jurídica do sindicato, com intuito de obter informações ou dinheiro.

Leia aqui 

 MPF cobra do Governo Federal reconhecimento de terras indígenas do Sul da Bahia

O Ministério Público Federal (MPF), nesta terça-feira (08), divulgou uma nota técnica em que reivindica do Governo Federal a urgência na publicação de portarias declaratórias, que confirmam aos povos originários a posse das Terras Indígenas (T.I.) Tupinambá de Olivença, Tupinambá de Belmonte e Barra Velha do Monte Pascoal, localizadas do Sul da Bahia. A nota do MPF contém os fundamentos técnicos e jurídicos que evidenciam a obrigação constitucional do Governo Federal em declarar as citadas TIs como de propriedade indígena. A divulgação foi realizada durante o Acampamento Terra Livre, mobilização anual que reúne milhares de indígenas de todo o país na Capital Federal.

Leia aqui 

 Protesto dos Tupinambás, de Olivença. Foto: CIMI

 Nota de solidariedade ao Deputado Glauber Braga

A Coordenação da ADUNEB vem a público para se posicionar veementemente contrária à perseguição política e ao plano, orquestrado pela extrema-direita, de cassação do mandato do Deputado Federal Glauber Braga (PSOL). Ao mesmo tempo, manifesta irrestrita solidariedade ao parlamentar reconhecidamente defensor das causas sociais e das pautas progressistas, que há três dias, por protesto, faz greve de fome e dorme no chão do Congresso Nacional.

Leia aqui