Sem avanço imediato, mas com a perspectiva de progresso na reunião que acontecerá na próxima terça-feira (15). Esse é o resumo da mesa de negociação entre o Fórum das ADs, o Comando de Greve da ADUNEB e o Governo da Bahia, que aconteceu nesta quarta-feira (09), na Secretaria Estadual de Educação, em Salvador. Pelo Executivo, participou da atividade o Superintendente de Recursos Humanos da SAEB, Adriano Tambone, acompanhado de equipe técnica.
O principal ponto a ser discutido na reunião seria as tratativas dos termos para o acordo sobre a recomposição salarial. Como a categoria docente da UNEB não aceitou a proposta do governo, as demais Associações Docentes da UEFS, UESB e UESC, em demonstração de solidariedade e união, reforçaram que não assinarão o acordo sem as professoras e professores da Universidade do Estado da Bahia. O Governo reafirmou a proposta já aceita pelas assembleias das categorias das outras três universidades estaduais (leia aqui)
Promoções
Durante a reunião, as representações da ADUNEB e do Comando de Greve da UNEB questionaram sobre a data para a implantação das promoções. O representante do Governo reafirmou o compromisso de continuidade da mesa de negociação. Segundo Adriano Tambone, há o comprometimento em construir um processo que resultará em um novo modelo para a gestão das promoções, pautado na previsibilidade de vagas. Assim, o objetivo é que, após as promoções deixarem de ser contingenciadas e a fila zerada, os próximos processos passem a seguir um fluxo normal de implementações, sem que ocorra o atual represamento.
Ainda de acordo com o Superintendente da SAEB, na reunião da terça-feira (15), será apresentado ao Fórum das ADs uma planilha com a atualização dos dados sobre os quadros de vagas das quatro universidades. Adriano Tambone informou também que, para o planejamento da previsibilidade de vagas, antes, realizará consultas às secretarias de governo diretamente envolvidas na questão.
Na reunião da próxima terça-feira, Tambone apresentará um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) referente ao quantitativo de desvinculação da relação classe / vaga das universidades estaduais. O Fórum das ADs reivindicou que o parecer seja enviado às seções sindicais com antecedência. Dessa maneira, após a análise, poderão avançar nas discussões já no dia 15 de outubro.
Itinerância docente
Sobre a pauta itinerância / passagem docente, o representante do governo reforçou ter ciência que uma proposta está sendo desenvolvida pela Reitoria da UNEB. Nessa questão, o Fórum das ADs reafirmou que o diálogo entre o Comando de Greve da UNEB e a Gestão Central da universidade não pode ser visto como empecilho para que o tema, também, seja negociado com o Governo do Estado.
Insalubridade
No ponto de pauta sobre os adicionais de insalubridade contingenciados e não concedidos, o representante da SAEB informou que, após um estudo que está em andamento na (PGE), será formulada uma nova regulamentação do adicional, de modo a atender as especificidades do serviço público estadual. As professoras e os professores das universidades estaduais da Bahia ratificaram que a proposta deverá levar em consideração as distintas realidades das atividades docentes.
Dia de luta
Foto: Ascom ADUNEB
Docentes ocupam a rua em frente à praça da Piedade
Nesta mesma quarta-feira (09), dezenas de docentes da UNEB realizaram em Salvador duas atividades de mobilização. Pela manhã, na praça da Piedade, fizeram panfletagem, dialogaram com a população local e ocuparam as ruas reivindicando a valorização da educação pública superior. No período da tarde, dispostos a seguir em luta por recomposição salarial digna e contra a precarização da carreira, fizeram uma vigília em frente à SEC, enquanto ocorria a reunião entre o Movimento Docente e o Governo do Estado.
Foto: Ascom ADUNEB
Professoras/es em greve - manifestação em frente à SEC
Veja aqui mais imagens sobre as mobilizações deste quarta-feira.