No último dia 30 de setembro, a categoria docente aprovou a manutenção da greve, considerando a reunião com o Governo, no dia 2 de outubro, e a necessidade de avançarmos sobre: as promoções, insalubridade e as passagens docentes. Nesta assembleia foi aprovada uma contraproposta salarial para colocar na mesa de negociação. Ainda na última segunda-feira, o Comando de Greve arrancou reunião com a Reitoria e desta a indicação de apresentação do programa de mobilidade docente, com o objetivo de resolver a questão das passagens. A reitora assegurou que seria elaborada uma proposta a ser apresentada no CONSU até o dia 15/10, sobre o transporte para as/os professoras/es da UNEB e que não seria mais constituída nenhuma comissão.
No dia 01 de outubro, o Comando de Greve se reuniu com as representações departamentais da Aduneb dos campi de Salvador e interior, nesta avaliou-se a última assembleia e a necessidade de uma agenda de mobilização, panfletagens e de ocupação da Universidade.
Sobre a Reunião com o Governo ocorrida na quarta-feira (02.10), a ADUNEB e Comando de Greve foram representados pelos Profs. Clóvis Piau e Milton Pinheiro. Na reunião estiverem presentes três representantes do governo e o do Fórum das ADs. A Aduneb apresentou a contraproposta salarial, a indicação de que o Projeto de Lei referente às vagas para as promoções docentes fossem publicadas ainda esse ano, com efetivação destes em 1 de fevereiro de 2025, a necessidade do Governo apresentar Projeto de Lei que resolva o impasse da insalubridade e a garantia de transporte para os(as) docentes itinerantes. Os representantes da Uneb solicitaram uma resposta a pauta até o dia 09/08.
O governo rejeitou a contraproposta salarial, indicando que o apresentado anteriormente será enviado para a ALBA, aguardando tão somente a assinatura do acordo. Após muita pressão, o governo aceitou debater as promoções a partir de uma projeção para 2024 e 2025 e, assim, construir um regramento de previsibilidade, como foi feito com as solicitações de Dedicação Exclusiva. Os dados apresentados pelo representante do Governo, José Bites (ex-reitor da UNEB), estavam desatualizados (maio/24) e o Fórum das ADs questionou os números, afirmando ter competência técnica para fazer tal levantamento. Havia sido marcada uma reunião para o dia 09/10 para a assinatura do acordo. A reunião foi mantida pelos representantes do governo com o Fórum das ADs.
No dia 15 de outubro, o movimento docente se reunirá com o Governo para discutir as promoções, como já havia sido acordado, com a presença da Secretaria de Educação. A contraproposta que deverá ser levada para a próxima Assembleia Docente. O Governo confirmou a constituição do programa de mobilidade docente em curso pela administração central da UNEB e está deverá ser tratada como pauta interna.
Na reunião ocorrida nesta quinta-feira (03.10), o Comando de Greve avaliou a rodada de negociação e debateu a construção da agenda de mobilização, com o objetivo de pressionar o Governo e avançarmos nas negociações, encaminhou-se as seguintes atividades:
09/10/24
1) Aula Pública sobre “A UNEB”
Título: “A função social da UNEB”;
Local: Chafariz da Praça da Piedade;
Horário: a decidir (manhã)
2) Ato “Em defesa da UNEB”;
Local: Secretaria da Educação
Horário: 14h
Para essa agenda mobilizaremos translado do interior para garantir a participação de docentes, estudantes e técnicos nessa atividade.
Considerando as próximas reuniões com o Governo, a próxima assembleia deverá ser convocada entre os dias 10 e 16 de outubro.
Saudações
Comando de Greve da Aduneb