Encaminhamento foi deliberado após reunião entre o Comando de Greve Docente e a Administração Central
A primeira reunião entre o Comando de Greve das/os docentes da UNEB e a Reitoria da universidade teve avanços importantes na reivindicação sobre passagem / itinerância docente. A atividade, realizada nesta segunda-feira (30), no campus de Salvador, iniciou as negociações sobre a pauta interna do Movimento Grevista. Além de representações do Comando de Greve, a reunião teve a participação da Reitora Adriana Marmori, a Vice-Reitora Dayse Lago e demais integrantes da Administração Central.
A reunião aconteceu por iniciativa do Comando de Greve, com o objetivo de reivindicar da Reitoria as pautas comuns, entre a categoria docente e a Administração Central, que levam à valorização da UNEB e da educação pública superior.
Durante o diálogo, após a cobrança do Movimento Grevista, a Reitora Adriana Marmori afirmou o comprometimento de sua gestão para a resolução da questão relacionada à passagem docente. Segundo a Reitora, a partir de um relatório já existente, a ideia é a criação de um programa institucional de auxílio à itinerância docente. O documento será analisado já na próxima reunião do Conselho Universitário, a ser realizado no final da primeira quinzena deste mês de outubro. Antes de enviar ao CONSU, a Reitoria também se comprometeu em apresentar a proposta de programa ao Movimento Docente, para acolher contribuições.
Comando de Greve e Reitoria. Reunião desta segunda-feira (30)
Promoção
Questionada sobre as promoções, a Reitora afirmou que o tema é um dos itens da pauta debatido entre os Fóruns de Reitoras/es e das Associações Docentes. Informou que tem um lastro de orçamento, uma reserva orçamentária para 2025, destinada à implantação das promoções.
Atualmente a promoção é realizada conforme o fluxo, ou seja, apenas quando sobram vagas deixadas por falecimento, aposentadoria, exoneração ou situações semelhantes. Para Adriana Marmori, o desafio é a ampliação do quadro de vagas, sendo que a maior demanda tem sido para docente adjunto.
O Comando de Greve alerta que, de acordo com o Estatuto do Magistério Superior, as vagas primeiro deverão ser preenchidas a partir das promoções. Por isso a necessidade da desvinculação do quadro de vagas. Posteriormente, deverão ser convocadas/os as/os docentes que aguardam em quadro de reservas e, depois, a ampliação por meio de novos concursos públicos.
Insalubridade
Sobre a reivindicação dos adicionais de insalubridade barrados pela SAEB, de acordo com a Reitora, a justificativa do governo estadual é a alteração da legislação vigente. Segundo a gestora, existe a necessidade de criação de um Projeto de Lei (PL) que normatize a questão. Adriana Marmori novamente se comprometeu em auxiliar no diálogo e na articulação política com as/os parlamentares da Assembleia Legislativa para a aprovação do PL. A reivindicação do Movimento Grevista é que a nova resolução seja construída a partir da realidade e das especificidades do Ensino Público Superior e não algo padronizado para todo o funcionalismo público do Estado.
|