Notícias

Em tempos de crise, mais uma conquista do movimento docente

Passada a folia momesca e o conturbado concurso docente na UNEB, os docentes das Universidades Estaduais Baianas (UEBA) voltam seus olhares para o noticiário e se dão conta de que a crise econômica segue avançando e produzindo desânimo e demissões em massas em diversas categorias de trabalhadores.
É certo que a realidade lá fora parece não assustar muito o professor da UNEB. Afinal de contas, todos ganhamos estabilidade após cumprir os três longos anos do estágio probatório. Não obstante, os efeitos da crise, sejam na forma de redução de arrecadação dos governos, sejam no arrocho salarial, na precarização dos serviços e das condições de trabalho, estão aí para quem quiser ver. Mas se não temos uma fórmula mágica para enfrentar as crises, podemos atravessá-las buscando minimizar seus efeitos, com muita resistência e luta.
Exemplo disso é que ao abrir seus contracheques nesta sexta-feira, os professores terão alguma surpresa. Ao lado do reajuste linear de 5,9% para todo o funcionalismo público estadual, a título de reposição da inflação, os docentes terão incorporados 11% da GEAA aos salários e mais 0,77% de resíduo das negociações de 2008. Como parece óbvio, as conquistas não caíram do céu, mas foram arrancadas do governo a muito custo, após idas e vindas à SEC e à SAEB, algumas pequenas e aguerridas manifestações, várias assembléias e inumeráveis horas de negociações com o governo. Falta ainda muita coisa da velha e conhecida pauta, inclusive a revogação da 7176/97 e o aumento das verbas para as UEBA, mas não podemos esquecer que se algo foi conquistado, o foi com muita luta.
Neste sentido, queremos relembrar as palavras do ADUNEB-MAIL 220, quando dissemos “que esta negociação não satisfaz plenamente a nossa expectativa de recuperar a dignidade dos nossos salários e que merecíamos muito mais, mas diante deste governo de tantos nós, embaraçando a educação superior na Bahia, não poderíamos deixar de reconhecer que desatar o nó da incorporação da GEAA simboliza, ao mesmo tempo, uma conquista significativa para a categoria docente e um chamamento à resistência e luta permanentes por melhores salários”. E parafraseando o poeta russo Maiakóviski, sigamos em frente atravessando o agitado mar da história.