Notícias

Em nova rodada de negociação, governo não apresenta contraproposta



Na última segunda-feira, 24 de maio, houve mais uma rodada de negociação com o governo. No entanto, diferente do acordado, o governo não apresentou nenhuma contraproposta à pauta de reivindicação do movimento. Através dos representantes Clovis Caribé (CODES) e Adriano Tambone (Superintendente de RH da SAEB), o governo apresentou um Termo de Compromisso para instalação da Mesa Setorial de Negociação com os docentes apenas para novembro deste ano.

O termo é de “descompromisso”, uma vez que, sinaliza apenas mais uma nova reunião, apenas para o final do ano, sem nenhuma garantia de negociação. O termo de “descompromisso” ainda deixa em aberto a negociação da totalidade da pauta de reivindicação, pois só prevê uma suposta discussão da incorporação da CET, não se posicionando sobre a revogação da 7176/97, a ampliação do quadro docente, o orçamento das UEBA e política de assistência estudantil.

Percebe-se assim que o governo apenas colocou na forma escrita o que tem feito desde o ano passado: adiar as negociações com o objetivo de cansar o movimento e criar à ilusão de que está disposto a negociar. O fato é que, em novembro de 2010, quando se prevê a suposta reunião de negociação, irá completar um ano que a pauta da Campanha Salarial 2010 foi protocolada.

Diante do termo de “descompromisso”, o movimento docente irá aumentar as mobilizações. Para a ADUNEB, é preciso intensificar o calendário de luta e fortalecer a unidade do movimento docente baiano. No dia 1 de junho, às 14:30, no auditório Jurandyr Oliveira (Departamento de Educação, campus I), haverá  uma assembléia dos docentes da UNEB com pauta deflagração de greve, conforme aprovado na última assembléia (18/05). O Fórum das ADs, reunido após a discussão com o governo, encaminhou o indicativo de um ato público no Iguatemi no dia 8 de junho, e novo rodadas de assembléia, nas quatro universidades, nos dias 9 e 10 do mesmo mês.
 

Anexos:
Termo de (des)compromisso