Notícias

Bolsa auxílio: por que tanta urgência?

E por falar em luta, a diretoria da ADUNEB já iniciou o ano se deparando com um Projeto de Lei (PL), em regime de urgência para ser votado em janeiro, instituindo a bolsa auxílio, para o pagamento de servidores das UEBA que atuam em programas sociais, a exemplo da Universidade Para Todos, TOPA e Rede UNEB 2000. Ocorre que esse PL não foi discutido com a comunidade universitária e há questionamentos sobre a sua necessidade, pois esses programas estão funcionando com a regulamentação existente. Ainda que seja necessário, é preciso que as UEBA debatam, pois faz parte da sua autonomia.
Após pressão do Fórum de ADs junto ao Fórum de Reitores, Governo e Assembléia Legislativa (ALBA) acordou-se em retirá-lo da urgência, remetê-lo para as universidades discutirem e retornar à ALBA na 2ª quinzena de março. Convocaremos uma assembléia para discutir o assunto.
Gostaríamos de ter visto uma urgência do Governo Wagner para revogar a 7176/97, ampliar o quadro de docentes, implementar aperfeiçoamentos no Estatuto do Magistério e colocar os salários dos docentes entre os melhores do país, mas a urgência é outra como podemos verificar.