Notícias

SEM MOBILIZAÇÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO



O movimento docente tem denunciado, constantemente, o descaso do governo Wagner com a Educação Superior na Bahia, por este governo não reconhecer o papel estratégico das universidades estaduais no desenvolvimento do estado.

Em julho de 2009, foi apresentada uma pauta emergencial que incluía abertura de concurso público, ampliação do quadro docente, aumento das verbas para as universidades estaduais, revogação da Lei 7176 que fere a autonomia universitária, entre outras reivindicações. Desde então, o movimento docente realizou mobilizações, paralisações e reuniões com o governo para que as demandas mais urgentes fossem atendidas. No dia 25 de novembro, o Fórum das ADs protocolou junto a SEC a Campanha Salarial de 2010 que busca a incorporação da gratificação por Condição Especial de Trabalho (CET), mas o governo, até agora, não apresentou nenhuma proposta de negociação com o movimento.

Ainda no final de 2009, 31 de dezembro, o movimento Docente foi surpreendido com a reedição dos Decretos de Contingenciamento por mais um ano, apesar da propagada oficial do governo ressaltar a retomada do crescimento econômico. Desde a sua primeira edição, denunciamos que estes decretos ferem diretamente a autonomia universitária e bloqueiam vários direitos do corpo docente como promoção, progressão e mudança no regime de trabalho.


Avaliamos que é o momento de intensificar nossa mobilização, mostrando ao governo a força do movimento docente, exigindo respeito aos direitos já conquistados e negociação já!


13 abril – Dia de Luta / Lançamento de campanha de mídia

19 abril –
Assembléia Docente (Auditório ADUNEB – 14h)

26 abril –
Reunião do Fórum das ADs (ADUSC  - Ilhéus – 14h)

28 abril –
Paralisação (Fechamento dos portões 7h / Ato Público na Governadoria 9h)