Notícias

Congresso de Unficação; prazo para entrega da teses é prorrogado até 26/3

O prazo de entrega de teses foi prorrogado do dia 15 para o dia 26 de março

O programa e a concepção da nova organização estão entre os temas fundamentais do Congresso de Unificação que acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, em Santos.

Os seminários realizados em 2009 conjuntamente pelas entidades que convocam o Congresso apontaram uma estratégia classista e socialista para a nova organização, com princípios de total independência diante do Estado e dos governos burgueses e de autonomia frente aos partidos políticos. Esses acordos são a base para o processo de unificação.

Mas ainda persistem diferenças muito importantes, que serão definidas pelo voto dos delegados do movimento sindical e popular, fortalecendo assim a democracia operária desde a fundação da nova organização.

O congresso definirá a polêmica sobre o perfil da nova organização. A posição majoritária na Conlutas é a defesa do perfil sindical e popular, com a participação dos movimentos de luta contra as opressões e do movimento estudantil, com poder de decisão. Outros setores, como a Intersindical, defendem uma central com a participação essencialmente do movimento sindical, abrindo espaço no máximo ao movimento popular.

Será definido também o funcionamento da nova organização e a formação da sua direção. A proposta da Conlutas é apresentar ao Congresso a experiência que tem sido feita na entidade de um funcionamento baseado na democracia operária, cujas decisões se dão em fóruns de corrência periódica, com a participação de representantes eleitos pelas entidades de base.