Notícias

Fórum das ADs se reúne com Secretário de Ciência e Tecnologia


Em reunião, representantes do movimento docente denunciaram a lógica produtivista do sistema de pesquisa imposta aos professores e a importância da valorização dos salários para fixar os nossos pesquisadores nas universidades estaduais.


Raíza Rocha/ADUNEB

Na manhã do dia 4 deste mês, o Fórum das ADs se reuniu com o secretário de Ciência e Tecnologia, Eduardo Ramos, para discutir autonomia e financiamento das UEBA, principalmente, na sua relação com a Pesquisa e apresentar a campanha salarial da categoria.

Para o Fórum das ADs, diante da contribuição significativa dos docentes das UEBA para o avanço da pesquisa na Bahia e no Brasil, a valorização destes profissionais é fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. “A valorização dos salários e a melhoria nas condições de trabalho são indispensáveis para a fixação dos nossos pesquisadores nas UEBA. Muitos dos nossos doutores deixam as universidades estatuais baianas em busca de melhores salários”, afirma Alexandre Galvão, coordenador do Fórum.

Na ocasião, o movimento docente também criticou a lógica produtivista imposta nacionalmente aos docentes e reforçou o papel social das pesquisas. “O professor tem que produzir pesquisa, mas não deve ser priorizado a quantidade e sim a qualidade”, afirma Alexandre.