Notícias

Lavagem do Bonfim – Fórum das ADs retomará as mobilizações em defesa da educação pública



 O mês de janeiro começa com a retomada das mobilizações em defesa da educação pública e dos direitos trabalhistas. Nesse sentido a coordenação da ADUNEB conclama toda a categoria docente a integrar o Bloco do Fórum das ADs, que participará da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (11). A concentração será às 8h30, em frente ao Elevador Lacerda. Professoras e professores interessados, que residem no interior do estado, terão os custos com passagens terrestres reembolsados pelo sindicato.

A participação do Fórum das ADs já é tradição na Lavagem do Bonfim, uma das maiores e mais conhecidas celebrações populares do país. O Bloco do Fórum das ADs reunirá professores e professoras das quatro universidades estaduais baianas (Ueba). Para a atividade também são bem vindos servidores técnicos, estudantes e demais simpatizantes que defendam a educação pública, gratuita e de qualidade. O bloco ainda ressaltará a defesa dos direitos trabalhistas, tanto no âmbito estadual quanto no federal.
 
De acordo com o coordenador geral da ADUNEB, Milton Pinheiro, por meio de faixas, camisas, cartazes, pirulitos e acompanhados por uma fanfarra, os professores chamarão a atenção da população para a crise das Ueba e, sobretudo, a falta de vontade política do governo Rui Costa de tentar resolver os problemas das universidades estaduais. “Durante todo o ano passado o Movimento Docente, demonstrando responsabilidade, tentou abrir uma mesa de negociação com os representantes do governador. O que tivemos em troca foram portas sempre fechadas. Como fruto desse desrespeito, a categoria começa o ano já com indicativo de greve aprovado nas quatro universidades estaduais baianas. Se continuarem sem nos atender, permaneceremos caminhando forte em direção à greve”, afirmou Milton Pinheiro.
 
Pauta de reivindicações 2018
 
Em 18 de dezembro no ano passado representantes do Fórum das ADs protocolaram, junto ao governo, a pauta de reivindicações 2018 da categoria docente. O documento, entregue na Governadoria e nas secretarias estaduais da Educação (SEC), da Administração (Saeb) e das Relações Institucionais (Serin), reforça e atualiza os eixos de reivindicações da categoria do último ano. Para mais informações e a pauta completa clique aqui.