Notícias

54º Encontro da Regional Nordeste III debate conjuntura e a luta contra a ofensiva neoliberal



 No último final de semana, dias 22 e 23 de setembro, a ADUNEB sediou em Salvador o 54º Encontro da Regional Nordeste III, do ANDES-SN. A atividade contou com a participação de várias seções sindicais, das universidades públicas estaduais e federais, ligadas ao Sindicato Nacional.

Na sexta-feira (22) ocorreu um consistente debate de conjuntura. Na ocasião os docentes discutiram sobre a atual ofensiva conservadora e os consequentes ataques à classe trabalhadora. Para subsidiar o debate foram disponibilizados dados relativos às greves na América Latina, no Brasil e Europa, que comprovaram que a população assalariada, mesmo sob forte opressão e retirada de direitos, tem conseguido demonstrar resistência. Devido à quantidade intensa de ataques, a reação dos trabalhadores tem sido apenas de atuar na defensiva, na luta pela garantia de direitos. A unidade de luta nas pautas que unificam as organizações de esquerda foi salientada como um dos caminhos a seguir.

A mesa de conjuntura propiciou ainda um debate sobre a chamada Cura Gay, que tenta patologizar a homossexualidade e da transexualidade. O psicólogo Andersom Fontes, do Conselho Regional da Psicologia da Bahia, abordou questões relativas a polêmica decisão do juiz Valdemar de Carvalho. Segundo Fontes, a homossexualidade deixou de ser doença na década de 90, sendo que apenas em 1999, o Conselho Federal de Psicologia conseguiu aprovar duas resoluções proibindo o tratamento da chamada Cura Gay. Porém, existem fortes bancadas evangélicas dentro dos conselhos de psicologia, tanto estaduais quanto o federal, que a partir do discurso de autonomia do psicólogo, tenta forçar o tratamento da homossexualidade enquanto doença. O combate também a mais esse retrocesso foi analisado como fundamental.
 
CSP-Conlutas
 
Os trabalhos do sábado (23) começaram com a discussão sobre o papel da CSP-Conlutas neste momento de necessária reorganização da classe trabalhadora. O debate teve como objetivo preparar a categoria docente para o 3º Congresso da Central Sindical e Popular. A atividade teve ampla participação dos representantes da ADUNEB. 
O 54º Encontro da Regional Nordeste III foi encerrado com uma mesa que esteve em consonância com as atividades do dia 28 de setembro – Luta Internacional pela Descriminalização do Aborto. As palestrantes apresentaram aspectos que embasaram não só a necessidade de descriminalizar, mas também da legalização. O debate ressaltou ainda a importância dos sindicatos incluírem em suas pautas políticas a questão do abordo.