Notícias

ADUNEB na Estrada de Eunápolis fortalece a paralisação das Ueba da próxima quarta-feira (27)



 Para debater problemas que impactam a Uneb, a educação pública superior e a política nacional, os professores do projeto ADUNEB na Estrada, na quarta-feira (13), estiveram no Campus de Eunápolis. As reuniões foram abertas a todos os docentes, técnicos e estudantes interessados.

A caravana da ADUNEB conseguiu colocar o campus em clima de mobilização e construção do ato público, em defesa das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e contra o descaso do governo estadual. O protesto acontecerá em Salvador, em 27 de setembro, dia em que é construída uma paralisação com portões fechados (leia mais).
A atividade do Campus XVIII contou com a participação dos representantes do Movimento Docente (MD) da Uneb, Caroline Lima, Joceneide Cunha e Francisco Cancela, além do professor da Uesb, Vinícius Correia. Durante o debate, os docentes ressaltaram a importância da categoria avançar para o indicativo de greve, como forma de pressionar o governo estadual, para garantir um orçamento compatível com as demandas da educação pública superior. De acordo com os professores, também se faz necessária uma política eficaz de permanência estudantil, que permita aos estudantes a conclusão dos cursos; e condições dignas de trabalho a professores e funcionários. Leia mais sobre a crise nas Ueba.
 
Outro importante ponto de pauta foi o debate sobre a contrarreforma da previdência. A partir das explicações de Vinícius Correia, estudantes, professores e técnicos puderem compreender a dimensão dos ataques que o governo Temer tenta impor à classe trabalhadora, com a retira de direitos e uma política de caráter misógino, racista e LGBTfóbico. Leia mais sobre a contrarreforma.  
 
Para o ato público em Salvador, em 27 de setembro, transportes serão disponibilizados para trazer a comunidade acadêmica da Uneb, dos campi do interior. Os interessados devem entrar em contato com os representantes da ADUNEB.