Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE O PROCESSO ELEITORAL NA UNEB



 É público e notório que a Aduneb e o Sintest não têm opção eleitoral diante do processo em curso. Contudo, como representação das nossas categorias não poderíamos deixar de nos manifestarmos diante de fatos lamentáveis que estão ocorrendo nesse processo. Sendo assim, estamos vindo à público para repudiar a postura agressiva, ofensiva e machista exercida pela representação jurídica da chapa Bites/Marcelo na presente disputa eleitoral para reitoria da nossa universidade.

Desde o começo desse processo eleitoral que a representação jurídica dessa chapa tem se comportado de forma agressiva, machista, ofensiva, misógina e com preconceito geracional contra os membros das representações, na comissão eleitoral. Contudo, o representante jurídico dessa chapa, presente no último debate em Juazeiro, foi ao extremo de se dirigir com o dedo em riste para com as mulheres integrantes da comissão, afirmando que iria destituir a comissão eleitoral e, após ser contido pela presidência da mesa do debate, na saída, se dirigiu aos membros da comissão com palavras de baixo calão.

Consideramos lamentável que, em um debate acadêmico, se possa ter a ingerência de um personagem tão desqualificado e sem nenhum controle emocional, como se comportou esse membro da citada representação. Solicitamos ao senhor reitor/candidato que esse fato não se repita e que essa representação seja afastada para o bom exercício da democracia acadêmica e o pleno êxito do debate de ideias.

A comunidade acadêmica não pode ser constrangida em seu processo de livre escolha por uma representação jurídica que não respeita a integridade moral e física da comissão eleitoral e que tem sido, até o presente, aplaudida pelos/as candidatos/as como muito preparada e competente na condução do trabalhos. Um ataque à comissão eleitoral é um ataque ao colegiado máximo que elegeu essa comissão: o CONSU.

Nós representantes dos professores/as e técnicos/analistas exigimos respeito pelas nossas representações e pelo digno e competente trabalho que está sendo feito pela comissão eleitoral, para garantir a democracia e a lisura do pleito eleitoral na Uneb.

Aduneb e Sintest