Notícias

Eunápolis e Teixeira de Freitas recebem o ADUNEB na Estrada nesta quarta (13) e sexta-feira (15)



 Nesta semana o projeto ADUNEB da Estrada é retomado pela diretoria do sindicato. Representantes da ADUNEB e do Movimento Docente estarão na quarta-feira (13) no campus da Uneb de Eunápolis e, na sexta-feira (15), será a vez da unidade de Teixeira de Freitas receber a caravana de professores. O projeto percorre os campi da universidade para conhecer e debater, com a comunidade acadêmica local, os problemas que impactam a Uneb e a educação pública superior. As reuniões são abertas a todos os docentes, técnicos e estudantes que tenham interesse.

Na quarta-feira (13), em Eunápolis, a atividade começa às 15h, com um debate sobre os direitos trabalhistas da categoria docente, as alterações do Planserv e questões locais. A mesa será composta pela diretora da ADUNEB e do ANDES-SN, Caroline Lima, e pela professora do Campus XVIII, Joceneide Cunha. Depois, às 19h, acontece a mesa redonda “Contrarreforma da Previdência e a situação das universidades estaduais”. A atividade será realizada pelos docentes Francisco Cancela, da Uneb de Eunápolis, e Vinícius Correia, da Uesb. 

Já em Teixeira de Freitas, na sexta-feira (15), às 9h, a reunião do ADUNEB na Estrada terá a participação dos diretores do sindicato, Ediane Lopes e Milton Pinheiro, além do representante local, Celso Silva. Assim como em Eunápolis, entre outros assuntos, além de discutir as questões locais, a pauta abordará temas como a política nacional de ataques às universidades públicas estaduais, a contrarreforma da previdência e as alterações no Planserv.

Semana de mobilização

As duas reuniões do ADUNEB na Estrada fazem parte das ações do sindicato de intensificação das mobilizações em defesa da educação pública e da categoria docente, que foi indicada pelo Fórum das ADs, para ocorreram de 11 a 15 desta semana.  

As atividades integram ainda o Dia Nacional de Lutas, Mobilização e Paralisação em Defesa dos Serviços Públicos e contra a Reforma da Previdência (14 de setembro), organizado por ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe, incorporado ainda ao calendário de lutas da CSP-Conlutas (leia mais).