Notícias

Semana de intensificação das lutas das Ueba



 Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) nesta semana, de 11 a 15 de setembro, intensificam as mobilizações em defesa da educação pública e da categoria docente. A ação está em concordância com as indicações do Fórum das ADs. A atividade inclui também o Dia Nacional de Lutas, Mobilização e Paralisação em Defesa dos Serviços Públicos e contra a Reforma da Previdência (14 de setembro), organizado por ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe, incorporado ainda ao calendário de lutas da CSP-Conlutas (leia aqui). 

De acordo com a diretoria da ADUNEB, a expectativa é que as atividades aconteçam em vários campi da Uneb, tanto na capital quanto no interior. No campus de Salvador, de segunda a quarta-feira (11 a 13), em horários alternados acontecerão atividades com carro de som. Na quinta e sexta-feira (14 e 15) os professores farão panfletagem e diálogo com a comunidade acadêmica. A proposta é que os campi do interior também organizem mobilizações durante a semana. Essas são mais ações do Fórum das ADs na tentativa de pressionar o governo Rui Costa a negociar a pauta de reivindicações da categoria docente (leia mais).
 
ADUNEB na Estrada
 
Nos dias 13 e 15 também acontecerá duas atividades do ADUNEB na Estrada. Na quarta-feira (13), a partir das 19h, a reunião será no campus de Eunápolis. Já na sexta-feira (15) a atividade acontecerá em Teixeira de Freitas, às 9h. As pautas das reuniões, entre outros assuntos, serão sobre a reforma da previdência, as alterações no Planserv e a política nacional de ataques às universidades públicas estaduais, além de discutir as questões locais. O ADUNEB na Estrada é um projeto do sindicato dos professores, em que diretores da entidade percorrem os campi da universidade para conhecer e debater, com a comunidade acadêmica local, os problemas que impactam a Uneb e a educação pública superior. Para a conversa, a ADUNEB convida todos os professores, técnicos e estudantes interessados.
 
Redes sociais
 
Para os dias 14 e 15 as quatro associações docentes, Aduneb, Adufs, Adusc e Adusb planejam uma ação conjunta de compartilhamento de matérias, ilustrações e memes no facebook. As mensagens serão para alertar sobre a crise das Ueba e denunciar a falta de comprometimento do governo Rui Costa com a resolução dos problemas. Todos os interessados estão convidados a ficarem atentos e participarem das ações.