Notícias

Governo desrespeita autonomia das Ueba e impede que professores apresentem trabalhos no exterior



 A diretoria da ADUNEB torna público o descontentamento do Movimento Docente com a ingerência, mais uma vez, do governo do Estado a questões que deveriam ser internas à universidade. 

Uma das inúmeras formas de intervenção e desrespeito administrativo do governo Rui Costa, com a conivência do reitor da Uneb, José Bites, diz respeito à dificuldade que vários professores pesquisadores têm encontrado em conseguir autorização para apresentar trabalhos científicos em eventos internacionais. O fato ocorre com docentes, das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), com processos já aprovados nos departamentos e nas universidades. A documentação é barrada pelas secretarias da Educação, Administração e Casa Civil. A falta de comprometimento do governo com a autonomia acadêmica tem como argumento um possível contingenciamento orçamentário, o que é questionado pela ADUNEB e pelo Fórum das ADs, visto que o recurso destinado à viagem a trabalho sairá do orçamento já destinado às universidades.
 
Diante de mais esse desrespeito do governo do Estado, a diretoria da ADUNEB solicita um posicionamento político firme, do presidente do Fórum dos Reitores e também reitor da Uneb, José Bites. Providências precisam ser adotadas em defesa dos docentes que, comprometidos com a educação pública superior, levam o nome das quatro universidades estaduais da Bahia à comunidade científica internacional.