Notícias

Orçamento participativo – Comissão discute diretrizes metodológicas



 A Comissão de Orçamento Participativo da Uneb, reunida em 10 de maio, no Campus I, discutiu sobre a construção de uma proposta de Diretrizes Metodológicas ao Orçamento Participativo. A comissão é formada por representações dos três segmentos que compõem a comunidade acadêmica (professores, estudantes e servidores técnicos) e por setores do grupo gestor da universidade. A ADUNEB faz parte do processo representando os interesses da categoria docente. A implantação do orçamento participativo na Uneb é uma das bandeiras de luta do sindicato desde a greve de 2015.

A atividade teve como ponto de partida uma sugestão de metodologia apresentada pela Pró-Reitoria de Planejamento (ProPlan). Agora, cada segmento da comunidade acadêmica, a partir do acúmulo de discussões sobre o tema, levará à próxima reunião as contribuições de sua respectiva categoria. 
 
A ADUNEB socializa o documento (em anexo), para que o conjunto dos professores possa ter o conhecimento sobre a proposta e contribuir para a construção do documento final. De acordo com a Comissão, a intenção é já encaminhar a proposta final à discussão no Conselho Universitário da Uneb no próximo dia 07 de junho. O documento também está disponível na página inicial do site da ADUNEB.

Conquista do Movimento Docente
 
A diretoria da ADUNEB considera que as discussões e posterior implantação do Orçamento Participativo são conquistas do Movimento Docente, frutos da pressão da vitoriosa greve de 2015. Até aquela oportunidade, apesar de constar no plano de gestão da reitoria, não havia nenhum empenho dos gestores pela concretização do projeto. Foi a luta do Movimento Docente, tanto durante a greve quanto depois, incentivando a discussão por meio de reuniões e videoconferências, que garantiu o avanço do Orçamento Participativo na Uneb.
 
A próxima reunião da Comissão será na terça-feira (23), às 14h, na sala da Gerência de Informática (Gerinf).
 
Anexos:
Proposta Diretrizes metodolgicas ao Oramento Participativo