Notícias

Comunidade do DCV mobiliza departamento rumo à Greve Geral



 Nesta quarta-feira (12) professores e estudantes do Departamento de Ciências da Vida (DCV) realizaram mais uma atividade de mobilização junto à comunidade acadêmica daquele Departamento. No horário do almoço, na entrada do prédio, munidos de caixa de som e material impresso, docentes e discentes, apoiados por um dos diretores da ADUNEB, alertaram e esclareceram os presentes no local sobre a necessidade de barrar as reformas previdenciária e trabalhista do ilegítimo governo Temer. A atividade faz parte das mobilizações do DCV na construção da Greve Geral, deliberada em Plenária Departamental, em 30.03 (leia mais). A greve nacional é organizada conjuntamente pelas centrais sindicais, entre elas a CSP-Conlutas (leia mais).

De acordo com os organizadores, a partir da quarta-feira da próxima semana, dia 19, a intenção é estender a mobilização para os outros departamentos da Uneb. Para tal ação uma articulação começa a ser realizada, com a participação da ADUNEB e de professores dos demais departamentos. A diretoria do sindicato considera positiva e apoia as ações do DCV rumo à Greve Geral.
 
Indignação
 
As mobilizações promovidas pela comunidade do DCV tem tido boa repercussão. Estudante do Curso de Nutrição, Luciane Silva, já possui aproximadamente 30 anos de contribuição ao INSS. A poucos anos da aposentadoria, ela se mostra indignada com os prejuízos que sofrerá com a reforma previdenciária. “Com a possível aprovação da PEC, se eu desejar aposentadoria integral, terei que trabalhar mais 19 anos”, relatou Luciane.
 
Também do Curso de Nutrição, Ana Caldeiras tem 25 anos e fazia panfletagem durante a mobilização do DCV. Embora ainda jovem, Ana relata ter grande preocupação com os ataques de Temer. “Meu receio é entrar em um mercado de trabalho inchado, de pessoas miseráveis, que não possuem emprego, com baixa remuneração e consequentemente a qualidade de vida. Se a reforma passar, vou terminar minha vida ainda trabalhando”, desabafou.