Notícias

Funcionalismo público protesta contra Rui Costa e exige o pagamento do reajuste linear



 Centenas de servidores públicos do Estado da Bahia, em forte ato de protesto, nesta quinta-feira (06), ocuparam um trecho da Avenida Paralela e posteriormente a entrada da Governadoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. A manifestação, organizada pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), reivindicou o reajuste linear aos quase 300 mil servidores públicos estaduais, que o governador Rui Costa tem se negado a pagar nos últimos dois anos. Além de inúmeras categorias do funcionalismo, a manifestação contou com a presença de diretores da ADUNEB, da Regional Nordeste III do ANDES-SN, da coordenação do Fórum da ADs, de professores e estudantes do Campus I da Uneb. O ato mostrou ainda a força e unidade das centrais sindicais, entre elas a CSP-Conlutas.

Passeata na Avenida Paralela

Com muita indignação os manifestantes ecoaram pela Avenida Paralela e ruas do CAB os gritos de “Oh, Rui Costa, cadê você com seu arrocho tamanho Gê? Não dá! Não dá! Dois anos sem reajuste não dá!”. Uma crítica referente à política de cortes no orçamento e retirada de direitos, praticada pelo governo estadual, contra os trabalhadores do serviço público. O reajuste linear não se trata de aumento salarial, e sim da recomposição da inflação dos anos anteriores. Segundo cálculo dos organizadores do protesto, as perdas salarias ocasionadas pela inflação, desde 2103, já corroeram quase 30% da remuneração mensal dos trabalhadores. 

Parcela dos professores, estudantes e diretores da ADUNEB presentes no protesto

 
Para a diretoria da ADUNEB, o protesto foi considerado positivo e demarcou a posição dos trabalhadores/as estaduais, que não deixarão o governo Rui Costa, novamente, impor prejuízo ao bolso dos funcionários públicos. A manifestação serviu ainda como mais uma etapa de preparação da Greve Geral, no próximo dia 28 de abril (leia mais), contra as reformas da Previdência e trabalhista, além da aprovação da terceirização irrestrita já aprovada pelo governo Temer.
 
Por todo o mês de abril a agenda de mobilizações e protestos dos trabalhadores seguirá forte em Salvador. Em breve a ADUNEB divulgará novas informações.
 
Veja aqui mais fotos da manifestação desta quinta-feira (06).