Notícias

Frente Escola sem Mordaça será lançada em Salvador



 Acontece no Campus I da Uneb, em Salvador, o lançamento da Frente Escola sem Mordaça. O evento será realizado no dia 10 de abril, às 10h, no auditório do Departamento de Educação. A ADUNEB integra o espaço e auxilia da construção de mais essa ferramenta de luta contra a ofensiva conservadora.

Segundo a comissão que atua na organização da Frente, entre os seus objetivos estão o estímulo do debate crítico e a resistência organizada da sociedade (sindicatos, organizações, movimentos sociais, populares, estudantil e demais ativistas) contra os projetos de lei apresentados no âmbito municipal e estadual, que pretendam aprovar a Escola da Mordaça (Movimento Escola sem Partido), tendo em vista a defesa da livre expressão do pensamento e do debate crítico nas escolas.
 
A luta pela garantia da democracia e pela formação acadêmica reflexiva é uma das bandeiras de luta da ADUNEB. Desde que surgiram os primeiros movimentos dos grupos conservadores a favor da mordaça em professores e nos projetos pedagógicos, o sindicato se posicionou veementemente contrário as ações políticas reacionárias. Na tentativa de ampliar o debate no interior da comunidade acadêmica, a ADUNEB realiza mesas redondas e outras atividades de discussão em vários campi, a exemplo de Irecê, em 27 de setembro do ano passado (leia mais). O sindicato ainda produziu uma reportagem especial sobre o tema, que foi matéria central do jornal impresso do sindicato, além de ser disponibilizado no site do Movimento Docente (leia aqui).